Projeto Esperança

 

A Associação Atlética e Desportiva Santa Cruz Esporte Clube e o Santa Cruz FC se unem em parceria e criam o Projeto Esperança

 

PLANO DE TRABALHO

  • OBJETIVO:

Estimular a pratica esportiva em diferentes modalidades, juntamente com ações sociais de cunho sócio-educativo, proporcionar a criança e adolescentes de classes sociais menos favorecidas preferencialmente as de risco social e aos filhos dos trabalhadores (em geral) atividades que estimulem o relacionamento interpessoal, alem de fomentar a pratica esportiva como elemento socializador, tendo como publico alvo crianças e adolescentes matriculados nas escolas publicas.

  • JUSTIFICATIVAS:

A instituição existe desde 2008, situada em Santa Cruz , município do Rio de Janeiro-RJ, com fácil acesso para toda população, como a associação  e muito procurado pelas crianças e adolescentes. E o momento de aproveitar este reconhecimento para oferecer aos jovens menos favorecidos e alguns marginalizados a oportunidade de através da pratica esportiva, transmitir-lhes noção de comportamento social, sócio-educativo, moral e ética. O esporte e o caminho seguro para esta transformação e contribuir para modificar a atual diferença social que existe em nosso país. Este projeto e fundamental para que o atendimento possa ser ampliado-inclusive abrindo para comunidade menos favorecida – e implantando trabalho de qualificação profissional bem como de complemento nutricional, acompanhamento escolar e familiar. Desta forma, o esporte seria um meio para formação de uma pessoa melhor, principais beneficiários visados são as crianças e adolescentes menos favorecidos.

  • METAS PARA O ALCANCE DOS RESULTADOS PRETENDIDOS:

As metas tangíveis estão mais focadas na infra-estrutura e em números alcançados, já as intangíveis são mais complicadas de serem confirmados diretamente, mas podem ser observados principalmente nas mudanças de comportamento e atitudes dos jovens. As metas previstas são:

  • Atendimento  crianças e jovens;
  • Criação de salas de atendimento (assistência social, psicologia, nutricionista);
  • Criação de sala para reforço escolar;
  • Criação laboratório de informática;
  • Estabelecimento de, pelo menos três parcerias com entidades relacionadas ao programa;
  • Diminuição do índice de evasão escolar;
  • Desenvolvimento de atividades e valores de grupo de cidadania
  • Criação de núcleos;
  • Diminuição da violência domestica e urbana;
  • Produção de um relatório semestral com as ações desenvolvidas e os objetivos alcançados
  • OBJETIVO DE CADA ATIVIDADE
ATIVIDADE METODOLOGIA
Pratica Esportiva Pratica esportiva será o meio no qual os beneficiários obterão com outras atividades, a sua inserção na sociedade. O objetivo, principal o incentivo a fomentação do trabalho em equipe, a primazia do respeito entre os companheiros e o espírito de solidariedade entre os beneficiados do projeto Serão disponibilizadas, também, as outras atividades esportivas no período em que os beneficiários se encontrarão na estrutura da entidade.
REFORÇO ESCOLAR Como os beneficiários estarão em seu contra-turno escolar na entidade, eles participarão, de aulas de reforço escolar, visando auxilia-los na superação das suas defasagens escolar, alem de participarem da aula de informática, a fim de possibilitarem a sua inclusão digital o incentivo da utilização da INTERNET como mecanismo de pesquisa e aprendizagem
SAÚDE O beneficiário, para a sua inclusão no projeto, terá a sua saúde avaliada através de uma equipe médica, que autorizará a pratica de esporte. Na pratica esportiva, os beneficiários terão acompanhamento fisioterápeutico, terão suporte de profissionais de psicologia, assistência social
ARTE E CULTURA Serão fornecidos aos beneficiários culturais e atividades artísticas, com intuito de possibilitar a sua apresentação às diversas exteriozações da arte e cultura, principalmente a regional e nacional.

 

Seja você também um parceiro do Santa Cruz FC!

Venha apoiar esta idéia!